Psicoterapia Depressão

Psicoterapia Depressão – É preciso?

Algumas pessoas que têm depressão irão melhorar sem psicoterapia depressão. Contudo, é muito provável que isso demore alguns meses. O tempo médio de recuperação de um episódio depressivo ligeiro sem psicoterapia depressão é de 6 a 8 meses. Entretanto, viver com depressão torna-se bastante difícil e desgastante tanto para a própria pessoa como para as outras pessoas que vivem com ela. As relações e o emprego podem ser severamente afectados. Existe ainda o perigo da pessoa que não faz psicoterapia depressão recorrer ao álcool ou outras substancias para anestesiar o sofrimento. Algumas pessoas chegam ao extremo de pensar em suicídio. Para evitar esse estado de severidade a maioria das pessoas neste momento procura psicoterapia depressão.

Muitos estudos têm comprovado que a psicoterapia, é a forma mais indicada para ajudar a tratar a depressão. O objectivo da psicoterapia é ajudar a aprender sobre o que é a depressão e encontrar maneiras de diminuir os sintomas.

A experiência comprova que é a maneira mais eficaz de ultrapassar as causas e as consequências da depressão. Causas que em alguns casos as pessoas nem sabem quais são e consequências que tendem a arrastar-se durante meses e anos.

A psicoterapia é um modo seguro e mais eficaz a longo prazo para que a pessoa se sinta melhor. Quando a depressão é leve ou moderada, habitualmente basta a psicoterapia, no entanto quando a depressão é grave, pode e deve ser aconselhado tratamento com medicação juntamente com psicoterapia. Os profissionais mais qualificados para fazerem o diagnóstico são os psicólogos e os psiquiatras.

Que tipo de psicoterapia é melhor para a depressão?

Há muitos tipos diferentes de psicoterapia. Os dois mais conhecidos e utilizados para a depressão são a terapia cognitivo-comportamental e terapia interpessoal.

A terapia Cognitivo-Comportamental concentra-se em perceber a forma negativa como os pensamentos acontecem na mente e que afecta o humor (os sentimentos) e o comportamento (o que se faz). A psicoterapia ajuda a fazer mudanças positivas na maneira de pensar e aborda a importância de alterar comportamentos.

Terapia interpessoal concentra-se em como a pessoa se relaciona com os outros e ajuda-a a fazer mudanças positivas nos relacionamentos pessoais.

Psicoterapia Depressão – O que é?

Existem algumas formas de psicoterapia depressão que são bastante eficazes a aliviar os sintomas e o mal-estar depressivo. As estimativas indicam que a taxa de sucesso da psicoterapia depressão é de 80%, aumentando quando é feita juntamente com medicação.

Nem toda a psicoterapia depressão resulta em sucesso para todas as pessoas. Por isso existem várias formas de psicoterapia depressão. O psicólogo psicoterapeuta é a pessoa mais sabe e que melhor indicará qual a forma mais correcta e eficaz de tratamento.

Se nunca consultou um psicólogo especializado em psicoterapia depressão é provável que fique surpreendido(a) com a experiência. Da mesma forma que existem alguns tipos de anti-depressivos também existem alguns tipos de psicoterapia depressão.

Apesar de na base a psicoterapia depressão ser um tratamento através da fala, da palavra e da conversa, acontece que nós humanos temos na nossa mente uma ferramenta poderosa que é a linguagem. Por incrível que pareça é a linguagem que permite esta evolução espectacular nos pensamentos, sentimentos e crenças acerca de nós, dos outros e da vida. Algumas dessas crenças, dessas coisas em que acreditamos, que damos como certas, verdadeiras, ou como falsas, incorrectas, injustas, são linguagem em forma de pensamentos e sentimentos e fazem-nos sentir felicidade ou tristeza, animo ou desalento, motivação ou anestesia, desejo ou falta de vontade. Por isso, a psicoterapia depressão tem por base a linguagem, logo o conversa e a fala.

Psicoterapia Depressão – Terapia Cognitiva Comportamental

Os estudos indicam que a terapia cognitiva comportamental é a forma de psicoterapia depressão mais eficaz, tanto em termos do reduzido número de sessões como da capacidade de alívio rápido dos sintomas depressivos.

De uma forma muito resumida a terapia cognitiva comportamental baseia-se na ideia de que certas formas de pensamento funcionam como gatilhos que fazem disparar os sentimentos de tristeza, desmotivação e falta de vontade. Pensamentos do tipo do negativismo, do perfeccionismo, de desvalorização pessoal, entre outros. O psicólogo conduz com a pessoa uma conversa que leva a descobrir esses pensamentos, a corrigi-los e a substituir por outros, esta é a parte cognitiva. A parte comportamental é aquela em que o psicólogo acorda com a pessoa pequenos passos que estão mais de acordo com a nova forma de pensar. Desta forma, ao pensar de maneira diferente e ao agir de maneira diferente a pessoa começará a sentir-se de forma diferente. E de forma diferente à depressão é sentir-se mais afastada dos sentimentos negativos e conseguir fazer coisas importantes na sua vida, começar a dedicar-se e investir para ter resultados positivos. Passado pouco tempo a pessoa tem um novo padrão de funcionamento consigo e com os outros e não precisará mais de psicoterapia depressão.

Quanto tempo demora uma psicoterapia depressão?

Apesar de não ser imediato é esperado que melhore gradualmente com algumas consultas. A maneira como sabe que está a melhorar é que ao fim de algum tempo a forma de pensar é diferente. A maneira de sentir é mais positiva e esperançada. E acaba por reparar que faz mais coisas que gosta do que fazia antes. Tudo isso porque se aprende a encarar a depressão como uma consequência de vários acontecimentos que a mente está a reagir e não como uma avaria mental que incapacita a pessoa de vir a ter as coisas que considera importantes.

 

  • Recuperar da Depressão

    Recuperar da Depressão

    A psicoterapia depressão é para todas as pessoas que têm uma tendência para o pensamento negativo, pessimista e derrotista. A... more...
  • O que pode agravar a Depressão?

    O que pode agravar a Depressão?

    Quando uma pessoa esta deprimida tem a tendência para fazer algumas coisas que vão agravar a depressão. Esses comportamentos que... more...
  • Como aparece Depressão?

    Como aparece Depressão?

    Como aparece depressão? O primeiro episódio depressivo começa quando a pessoa se depara na sua vida com temas como a perda, o... more...
  • Sintomas da Depressão

    Sintomas da Depressão

    Quais são os sintomas da Depressão?... more...
  • O que é a Depressão?

    O que é a Depressão?

    O que é a Depressão?... more...