Dificuldades na relação

Dificuldades na relação

As relações têm sempre altos e baixos. Existem momentos em que as pessoas se sentem mais próximas e outros em que estão mais distantes. Existem alturas em que as coisas estão a andar bem e noutras em que existem dificuldades na relação.

Um primeiro passo para encontrar soluções às dificuldades na relação é reconhecer quais são os problemas que se estão a passar. É desta forma que as pessoas conseguem alimentar afectivamente uma relação que está a passar por momentos difíceis.

Dificuldades na relação – Sentimento prolongado de distanciamento com a outra pessoa.

Todas as relações passam por períodos nos quais as pessoas se sentem mais distantes uma da outra. No entanto, se com o passar do tempo você sente que a relação está à deriva isso é um sinal que a relação está a entrar em águas turbulentas. Se surgir a preferência continuada para passar mais tempo em actividades com outras pessoas em vez de preferir estar na companhia um do outro é natural que surja com o passar do tempo a dificuldade de partilhar sentimentos, ou como correu o dia, ou que projectos tem em mente. Com o avançar do tempo os caminhos de comuns passam a paralelos. Aquele projecto inicial dá lugar a dois projectos independentes e pouco partilhados. De fora até pode parecer uma relação funcional, mas pode vir a acontecer que emocionalmente as pessoas caminham para uma separação. Talvez seja necessário terem mais tempo um para o outro.

Dificuldades na relaçãoDificuldades na relação – Sentimento de apatia.

O sentimento de apatia é outro sinal de distanciamento emocional e logo de dificuldades na relação. Quando a outra pessoa faz alguma coisa que você não estava à espera, ou não faz alguma coisa que você esperava, precisava ou necessitava, você trava uma luta contra o descontentamento e a desilusão. Apesar de ser desagradável essa luta é benéfica porque vai levar a procurar uma solução para o problema. Quando se lida com essa desilusão de uma maneira como se não fosse importante você está a dar lugar ao desinvestimento da relação. Lute pelo que precisa. Exija o que tem direito.

Dificuldades na relação – Sentimentos por outra pessoa.

Se reparar que se está a interessar por outra pessoa que não o seu/sua companheiro/a é provável que esteja já com bastantes dificuldades na relação, nomeadamente através do distanciamento afectivo entre os dois. Provavelmente você ainda gostaria de mudar o rumo da relação, mas tem se deparado com inúmeras dificuldades na relação, seja porque a outra pessoa se nega a perceber o seu ponto de vista, seja porque a atitude da pessoa para consigo é desinteressante apesar de lhe parecer segura e confortável, seja porque a outra pessoa não corresponde às suas necessidades afectivas e não procura mudar. Esclareça com a outra pessoa o seu nível de insatisfação. Para ser feliz tem que correr o risco de passar a linha que leva temporariamente à infelicidade.

 

Dificuldades na relação

Comments are closed.